Transparência, participação e mudança

O blogue Ideias T recebeu recentemente o seguinte comentário, anónimo:

"Uma maior trnsparências nas contas é que era.. aquilo no site é uma coisa mt vaga infelizmente, visto q eu falo cm aluno do ISCSP e não percebo cm é q têm tanto dinheiro para aqueles cartazes todos.. acho q isso é que era de louvar, explicem isso a nós, alunos.. e informarem os colaboradores, alguns nem sabem o q estão lá a fazer.. só estão la por estar, tbm ainda não consegui perceber o que é que querem dizer quem a mudança que há para fazer ou que pelo menos voçês defendem que querem fazer! ".

O Movimento T pauta-se por uma atitude de debate. É do diálogo que nascem as melhores soluções. Assim, será dada uma resposta ao comentário.

O comentário transmite três ideias:

1) Dúvidas sobre as proveniências dos fundos que sustentam a divulgação do Movimento T;
2) Afirmação de que alguns dos colaboradores do Movimento T possuem uma profunda ignorância sobre o seu papel no mesmo;
3) Incompreensão relativamente à mudança que o Movimento T defende para a Associação de Estudantes.

Responderei, sucintamente, a cada uma das três ideias veiculadas no comentário:

1) O Movimento T é um movimento independente, isto é, não recebe financiamento de partidos ou de lobbies empresariais. Assim, a grande base da sua viabilidade orçamental é a angariação de fundos. Isto é, todas as receitas do Movimento consistem em donativos individuais, de cidadãos que querem contribuir para uma nova esperança nos rumos do ISCSP. Esses cidadãos são apoiantes do Movimento T, ou amigos e familiares dos mesmos. Os fundos do Movimento provêm, assim, de cidadãos independentes que, de forma racional e ponderada, decidem apoiar uma causa em que acreditam.

2) O Movimento T pauta-se pela abertura e pelo diálogo. Todas as decisões internas são tomadas democraticamente. Qualquer apoiante do Movimento T tem direito a emitir a sua opinião e a comparecer nas reuniões, dando o seu contributo de forma livre e consequente. O diálogo é uma regra em todas as acções do Movimento. Desta forma, todos os colaboradores do Movimento T sabem que estão apoiar uma causa de mudança e que podem, activamente, ajudar a construir o dia de amanhã. O Movimento T informa constantemente os seus colaboradores de todas as suas actividades e iniciativas. Desta forma, todos os colaboradores do Movimento T têm a oportunidade de contribuir, opinar, ajudar, decidir. Só com o esforço de todos conseguiremos ter uma AE de todos.

3) O Movimento T quer mudar a Associação de Estudantes em duas áreas fundamentais. Por um lado, o Movimento T quer uma AE de todos os estudantes, em que todos os ISCSPianos conheçam as medidas levadas a cabo pela AE e a gestão interna da mesma, e em que todos os estudantes possam ter sempre uma palavra relevante sobre os rumos de uma AE que a todos pertence. Por outro lado, o Movimento T quer uma AE que esteja permanentemente na linha da frente da defesa dos direitos dos estudantes. Estes são os dois grandes objectivos de mudança pelos quais o Movimento T actua, vindo o mesmo a apresentar, brevemente, propostas concretas que traduzirão estes dois grandes objectivos em medidas específicas.

O Movimento T vê a troca de ideias como algo saudável que beneficia o espírito democrático que todos nós, estudantes, desejamos para o ISCSP. O blogue Ideias T está aberto ao contributo responsável de todos os estudantes.

David Erlich, 2º ano, CP

3 comentários:

Anónimo disse...

Quase que me apetece chorar com os erros ortográficos da pessoa que fez o comentário acima transcrito, mas as dúvidas eram, de facto, legitimas (se bem que através de uma leitura minimamente cuidada dos textos no vosso site, o comentador teria deduzido as respostas a pelo menos duas das suas perguntas).

Fico contente pela vossa abertura ao diálogo. Confesso uma certa esperança crescente em relação ao Movimento T, à medida que vos vejo expandir entre os ISCSPianos.

Saudações académicas, e boa sorte!

Movimento T disse...

Concordo, as dúvidas eram legítimas. Obrigado pelas palavras de apoio. Esperemos que essa esperança crescente individual seja também a de todo o ISCSP. Não por uma simples vitória do Movimento T, não por uma vitória que apenas interesse por si mesma, não por uma vitória pelo poder. Mas sim uma esperança numa vitória de todos os estudantes, uma vitória que melhore o panorama estudantil, rumo a uma AE que, finalmente, conte com a participação de todos e defenda os direitos de todos. O Movimento T está sempre aberto ao diálogo, sejam críticas ou elogios, ideias ou reclamações. Só conversando uns com os outros poderemos expandir os nossos horizontes. Mais uma vez, obrigado pelo comentário e pelas palavras de apoio e de esperança. Saudações académicas!

Anónimo disse...

Peço desculpa pelos os meu erros ortográficos.. nem todos podemos um QI como a pessoa do primeiro comentário. ;D
Enfim coloquei as minhas dúvidas não sendo para ofender, muito pelo contrário.. agradeço a resposta. :)

saudações académicas.