Liderança, credibilidade e mudança

Novamente, responderei a um comentário deixado no blogue Ideias T. Destaco o facto de parte significativa dos comentadores deste blogue exercer a sua liberdade de expressão sob anonimato. Tal anonimato é, naturalmente, um direito que assiste a quem comenta o blogue e, como qualquer visitante pode comprovar – e como própria existência deste post comprova – o Movimento T responde, também, a comentários anónimos. No entanto, faço um apelo que os nossos comentadores saiam da sombra. O Movimento T pauta-se pelo respeito por todas as opiniões, por todas as críticas. É do diálogo que nascem as melhores soluções, e a frontalidade e transparência favorecem a qualidade e elevação desse mesmo diálogo.

O comentário em questão, nesta resposta, é o seguinte:

"Porque é que so em tempo de eleições vejo tal pessoa (nomeadamente o candidato a presidente) na faculdade??
Nem sabia da sua existência, quanto mais, sei la a credibilidade dele mesmo?Duvido que a AE com este "movimento" va longe!!Principalmente com as pessoas que vejo na lista, a maioria sem qualquer experiencia noutra AE!
Acreditem que não estou na lista concorrente mas sei muito bem que teem pessoas muito mais capazes de realizar um excelente trabalho pelos e para os estudadantes!
Cumprimentos"


1) O comentário suscita questões quanto à minha assiduidade no ISCSP. Esta é a minha terceira matrícula; durante a minha primeira matrícula, fui bastante participativo nos rumos ISCSPianos, tendo, nomeadamente, feito parte da Associação de Estudantes, como colaborador, e do Núcleo de Direitos Humanos. Aparecia no ISCSP quase todos os dias. Na minha segunda matrícula, ou seja, no ano lectivo passado, tive um problema familiar bastante grave que me impediu de continuar a agarrar a vida académica e estudantil. Esse problema foi ultrapassado e, assim, desde o final do ano lectivo passado – em que criei, em conjunto com outros estudantes, a plataforma Partilhar o Futuro (partilharofuturo.com) – voltei a abraçar a vida académica. Voltei a aparecer na faculdade, a intervir na vida estudantil, a interagir com todos os estudantes. A dúvida é legítima: porque é que alguém que quer ser o Presidente de todos os ISCSPianos esteve ausente da faculdade durante um ano? A minha resposta, a meu ver, também é legítima; todos temos problemas pessoais e todos sabemos o quanto custam, por vezes, a ultrapassar. Todos os dias tenho atravessado a porta do ISCSP não devido a calculismos e estratégias, mas sim devido a um ímpeto que me faz querer aproveitar a vida académica ao máximo, com vigor, energia e determinação. É bastante provável que esteja certa a conhecida frase que diz que estes, os dias da juventude, são os melhores dias das nossas vidas. É por isso que estou disposto a agarrar cada um desses dias.

2) O comentário suscita também dúvidas quanto à minha credibilidade. Que fique bem claro: não me assumo como um homem perfeito, e não serei um Presidente perfeito. Essa é uma das causas profundas para a minha crença no diálogo: através da troca de ideias, todos nós podemos corrigir os nossos defeitos e potenciar as nossas qualidades. Tenho experiência na liderança de equipas em variados âmbitos, nomeadamente no âmbito do associativismo estudantil do ensino secundário. Julgo que posso dar o meu contributo para uma AE mais participativa e mais interventiva na defesa dos direitos dos estudantes. Vejo a liderança não como uma imposição de soluções, não como uma posse de um saber incontestável, mas sim como um papel de mediação; fazer com que pessoas de diferentes sensibilidades possam chegar, unidas, a uma solução comum; vejo a liderança de uma equipa como algo que implica garantir que todos os membros da equipa remem no mesmo barco e ao mesmo tempo; de resto, a direcção que o barco toma é decidida, igualmente, por cada um dos que remam. É este o espírito democrático e aberto do Movimento. E foi sempre assim que liderei equipas. Acredito nas minhas capacidades, na minha credibilidade; mas, acima de tudo, acredito nas capacidades e na credibilidade do Movimento e de cada uma das pessoas que o constituem. Cada uma delas tem a mesma importância, pois só com o esforço de todos teremos uma AE de Todos.

3) O comentário suscita também dúvidas quanto à credibilidade das pessoas que estão na “lista”, fruto da sua suposta inexperiência. Em primeiro lugar, o Movimento T ainda não apresentou a sua lista de candidatura. Logo, não existe nenhuma lista T. Esta será designada, democraticamente, pelo Movimento T, segundo dois critérios: mérito e pluralidade. Em segundo lugar, é errado dizer que os membros do Movimento T não têm experiência associativa. Em terceiro lugar, é errado associar, inexoravelmente, experiência a eficácia. A experiência ajuda a que se seja mais eficaz, mas não o garante. Se apenas a experiência conta, nem sequer deveria haver eleições, bastaria ver que candidatura reúne mais mandatos desempenhados no passado. O Movimento T tem uma visão de mudança, uma visão de esperança, uma visão que alia experiência e irreverência, maturidade e novidade. A experiência é apenas um critério entre outros; só assim há espaço para a mudança, para a renovação.

4) O Movimento T não quer apenas “realizar um excelente trabalho pelos e para os estudantes”. Quer também realizar um excelente trabalho com os estudantes. Isto é, dar a oportunidade de que os estudantes possam escrever o seu próprio destino, de que todos possam ter uma palavra relevante e consequente sobre os rumos da AE. A Omega afirma que a actual AE fez “um trabalho de excelência.” Logo, como a excelência é algo que deve ser mantido, presumo que pouco queiram mudar. O Movimento T, com uma visão de futuro, tem uma postura de mudança, rumo a uma nova esperança, a um novo paradigma de participação e de activismo académico.

David Erlich, 2º ano CP

8 comentários:

Pedro Almeida disse...

David, concordo plenamento com tudo o que dizes neste teu comentário.
Em primeiro lugar só posso lamentar a falta de honestidade nos comentários feitos por alguns utilizadores.
Depois se pretendem um diálogo serio, aberto e com um elevado espírito democrático assinem o vosso nome. Se exigem transparência sejam transparentes.
Força Movimento T.

Assinado:
Pedro Almeida
2º Ano CP

Movimento T disse...

Obrigado pelas palavras de apoio!

Um abraço!

David Erlich

Ana disse...

Estamos contigo, David. E tu connosco!

Ana Tang
1º Ano RI

Emms. disse...

Concordo plenamente.
Penso que falo por todos quando digo que não quero viver num ISCSP de certezas e gente perfeitas, mas de pessoas humanas - que sim, cometem erros e têm dúvidas e falhas, mas que com a ajuda do diálogo, da convivência e discussão aberta, com as quedas e os muitos 'levantares' que se seguirão, seja capaz de continuar sempre a caminhar em frente aprendendo com os erros e contando com os conselhos de quem está do lado de fora mas quer - e será sempre bem-vinda - estar cá dentro.

Frederico Neves disse...

Não é verdade que tenhas aparecido quase todos os dias, como membro da minha direcção (era presidente do Núcleo de Direitos Humanos) eras umas das duas pessoas que nunca punha os pés nas reuniões. Colaboras-te pontualmente em dois projectos, nunca de modo muito relevante, dos mais de dez que fizemos e nem um artigo que te pedi para o jornal fizeste, que podia ter sido inserido numa das três edições do jornal, portanto tempo não te faltou para tal.
Quanto à AE a conversa anda pelo mesmo mas isso perguntem a quem de direito.
Portanto esta é a tua primeira matrícula activa no ISCSP David, e aqui não se dá azo a interpretações. Quem esteve cá e sabe, sabe que raramente aparecias na faculdade.
Não é maledicência é simples constatação. Se quiserem depois podem me chamar faccioso, o que quiserem, mas a verdade não tem duas interpretações e foi uma grande pena minha a tua ausência no núcleo porque serias uma mais valia. Mas para uma AE é preciso conhecer a faculdade, ter cá estado e a ter vivido.
Portanto AE's e listas à parte, factos são factos. Cada um que retire disto a informação que quiser.

IIMANO disse...

desculpem la,mas so queria dizer que a lista ómega afirma uma coisa e bem,que a actual AE fez um trabalho extraordinário!o Conde teve um trabalho de louvar,sendo k ate os orgaos do ISCSP o elogiam!duvido mt k consigam sker chegar aos calcanhares do trabalho q foi feito!e meus amigos,ainda ha 1a AE em funçoes e faltam + d 30 dias para o acto!para alem de k parcem 1s politicoszecos!A AE rekere experiencia e conhecimento da casa,nao de capacidades politikinhas!

VIVA O JOAO CONDE!
ABAIXO O ASSASSINIO DE AVORES K VCS PROVOCAM COM A VOSSA PROPAGANDA!
ABAIXO AS DUAS LISTAS PARA A AE!
VIVA LIBERDADE!
VIVA A LISTA I OD VOU VOTAR!

Anónimo disse...

Não faço parte de nenhuma lista, mas o meu voto vai para o movmento T. A intervenção do movimento é uma mudança essencial no nosso ISCSP.
Força!

Movimento T disse...

Aproveito este comentário para saudar a Lista I, cujos cartazes me têm feito rir bastante, e que apresenta um tom original e bem-humorado.

Quero apenas dizer que o Movimento T reafirma que, a seu ver, é possível fazer melhor que no passado, em dois aspectos: mais participação dos estudantes na AE e maior activismo da mesma na defesa dos direitos dos estudantes. Não obstante o bom trabalho da AE actual em algumas áreas, o Movimento T julga que é tempo de avançar nessas duas frentes.

David Erlich