Comunicado: 5 valores do Movimento T - AE de Todos

INDEPENDÊNCIA DE PARTIDOS POLÍTICOS: O Movimento T é uma candidatura independente. Tem estudantes de vários partidos, bem como não filiados em qualquer partido. Rejeita qualquer tipo de financiamento partidário. Ultrapassando as fronteiras partidárias e ideológicas, chegou o momento de que todos nós, estudantes, nos unamos em torno das soluções para os nossos problemas comuns.

FRONTALIDADE PARA TODOS: A Lista Omega afirma que, durante este último ano, consistiu num “Fórum de Intervenção Académica”, tendo alegadamente participado, enquanto tal, na Assembleia Estatutária, no Conselho Pedagógico, nos Núcleos de Estudantes e na Comissão de Apoio ao Caloiro. Ora, nenhum dos participantes em tais estruturas o fez, publicamente, em nome da Lista Omega – que, aliás, não teve nenhuma acção pública durante este último ano. Assim, todos nós, estudantes, temos direito a perguntar: se os estudantes, pertencentes à Omega, participaram nessas estruturas a título individual, porque é que só agora, a posteriori e próximos de um momento eleitoral, vinculam essa sua participação individual à Lista Omega? O Movimento T prefere enveredar por um caminho de frontalidade. Os inúmeros estudantes que aderiram ao Movimento continuarão a exercer a sua participação individual noutras estruturas sem que o Movimento T se aproveite dessa mesma participação para fins eleitoralistas.

UMA NOVA ESPERANÇA: Terminará, brevemente, o mandato de dois anos de uma Direcção liderada por João Conde. Nesta era de dois mandatos que agora cessa, houve erros, mas também medidas acertadas. O Movimento T candidata-se não com uma atitude de oposição ao passado, mas sim com uma atitude de horizontes futuros; mais do que olhar para o dia de ontem, todos nós, estudantes, temos de apostar num novo começo, numa nova esperança. E só há esperança com coerência. Por isso, o Movimento T pergunta: como é que aqueles que se candidataram contra a actual Direcção há apenas um ano, afirmam agora que a mesma fez “um trabalho de excelência”? E, sobretudo, o facto de acharem que a actual AE fez “um trabalho de excelência” significa que, no futuro, nada querem mudar, deixando tudo na mesma?

DIÁLOGO: Uns dizem que “mais do que um movimento”, são “uma certeza”. O Movimento T não proclama a sua própria perfeição e não faz do seu lema uma oposição directa ao projecto alternativo. Todos nós, estudantes, teremos de decidir: queremos na AE um projecto de certezas perfeitas, ou um projecto que, com a participação de todos, tem a coragem de assumir o diálogo como a melhor das soluções? Todos nós, estudantes, teremos de decidir: queremos na AE aqueles que se afirmam com um lema de oposição à alternativa, ou um Movimento que, com a participação de todos e defendendo os direitos de todos, não se assume contra ninguém mas sim a favor da mudança, da esperança e do futuro?

RESPEITO POR TODOS: Todos nós, estudantes, temos o direito de discordar uns dos outros. Mas devemos manter, nessa diversidade, uma unidade baseada no respeito mútuo. A Lista Omega tem toda a legitimidade em apresentar um projecto alternativo ao do Movimento T. Porém, desrespeita-o directamente ao insinuar que a afixação de cartazes, por parte deste, é um gesto inútil. O Movimento T nunca apelidará outros projectos de “inúteis”. O Movimento T pauta-se pelo respeito, por uma atitude de debate assente em críticas construtivas, em ideias de esperança, em acções de mudança.

4 comentários:

Emms. disse...

Grande Movimento!
É a diferença de metodologia... sempre no caminho mais certo!

Anónimo disse...

Uma maior trnsparências nas contas é que era.. aquilo no site é uma coisa mt vaga infelizmente, visto q eu falo cm aluno do ISCSP e não percebo cm é q têm tanto dinheiro para aqueles cartazes todos.. acho q isso é que era de louvar, explicem isso a nós, alunos.. e informarem os colaboradores, alguns nem sabem o q estão lá a fazer.. só estão la por estar, tbm ainda não consegui perceber o que é que querem dizer quem a mudança que há para fazer ou que pelo menos voçês defendem que querem fazer!

saudações académicas

Anónimo disse...

Porque é que so em tempo de eleições vejo tal pessoa (nomeadamente o candidato a presidente) na faculdade??
Nem sabia da sua existência, quanto mais, sei la a credibilidade dele mesmo?Duvido que a AE com este "movimento" va longe!!Principalmente com as pessoas que vejo na lista, a maioria sem qualquer experiencia noutra AE!
Acreditem que não estou na lista concorrente mas sei muito bem que teem pessoas muito mais capazes de realizar um excelente trabalho pelos e para os estudadantes!
Cumprimentos

Diogo Duarte disse...

Há de facto transparência dentro do movimento. Quem lá está sabe disso. Ao contrário do que é dito, os alunos do iscsp são informados acerca do que é o movimento e das suas respectivas ideias. Se há alguém no movimento que esteja na ignorância (o que não me parece), é porque quer, não por falta de informação. Se o facto de não perceberem como há "tanto" dinheiro no movimento for uma insinuação de que os nossos princípios não são cumpridos, desenganem-se. Grande parte das pessoas que formam o movimento, que acreditam nele, que se identificam, dão donativos, não porque são obrigados, mas porque assim o desejam e contribuem dentro das suas possíbilidades para a concretização do movimento. Na minha óptica acho que existe uma grande falta de respeito nesta e noutras insinuações. Se é campanha suja o objectivo de alguém, com base na difamação do movimento, tudo bem, não respondemos da mesma forma, mas acreditem que somos superiores a tudo isso. O movimento T ao contrário do que muitos pensam, é superior, não usa falsos argumentos. O respeito é uma das grandes características que nos distingue de todos os outros. Aproveito para reforçar a ideia, que à muito é manipulada pela oposição, de que o movimento T não é um partido. Mais uma vez é motivo de orgulho para o nosso movimento a existência de alunos filiados em partidos da esquerda à direita, assim como de alunos sem qualquer cor partidária.

Eu acredito no movimento T!