Algumas ideias

Na Tremoçada do Movimento T, foram distribuídos , pelos alunos que compareceram, formulários, nos quais lhes foi pedido que, de forma opcionalmente anónima, escrevessem a sua ideia para uma AE de Todos. Essas ideias, bem como muitas outras veiculadas através das diversas formas de participação que o Movimento implementou, foram incluídas no Programa da Lista T.

Um estudante escreveu:

"Um grupo de pressão oficial na defesa dos direitos dos alunos".

A visão que a Lista T tem da Associação de Estudantes é a de que esta deve assumir, precisamente, contornos de um grupo de pressão oficial na defesa dos direitos dos alunos.

É precisamente isso que o Programa Futuro de Todos, a ser desenvolvido pelo pelouro da Coordenação e Activismo Académico, visa: uma procura constante pela melhoria das condições de todos os estudantes, com uma permanente atitude de diálogo reivindicativo junto de todas as entidades competentes.

A Susana Diogo, de Administração Pública, escreveu:

"Uma AE em que todos possam participar, dar o seu contributo, transparente e democrática."

Esse espírito de que a Susana Diogo nos fala está também presente no Programa da Lista T. A Lista T fomenta, em diversas facetas, três formas de participação: os concursos de ideias; um papel interventivo da Assembleia-Geral; e a adopção do referendo como forma legítima de decisão pontual. A transparência é também um dos marcos do programa da Lista T, nomeadamente com a publicação de todas as receitas e despesas e o Programa Gestão Participativa.

Outro estudante escreveu ainda:

"mais festas e maaaai nada".

A aposta em mais eventos lúdicos está também presente no Programa da Lista T. Para além da vantagem intrínseca desse aumento na qualidade e na quantidade, uma AE com mais e melhores eventos lúdicos é também uma AE que promove mais dinamismo estudantil, uma AE com maior sustentabilidade monetária e uma AE que aproveita melhor as suas próprias instalações.

Lê o programa completo aqui.

Dia 16, construamos, juntos, a mudança, a partilha, o activismo, a participação.
Dia 16, vota Lista T!

David Erlich

0 comentários: