O mundo pula e avança

Numa conjuntura mundial de descrença, própria de uma sociedade atingida por um sismo com epicentro no sistema financeiro, esquecemo-nos de que a principal réplica é sentida na nossa hierarquia de valores, entenda-se à escala da humanidade. Assim, uma solução para um novo paradigma de esperança global não reside em soluções tecnocráticas, sendo que a minha esperança motiva-se no sonho que preenche o espírito jovem.

É neste âmbito, daquilo que nos aflige enquanto nova geração, que peço um voto de confiança para os estudantes que formarão os futuros quadros profissionais do nosso País, pois são eles que construirão um novo Portugal. Contudo, considero que um longo caminho existe a percorrer até que o universo estudantil tenha uma afirmação na sociedade condizente com a sua central importância.

Precisamos, por isso, nós estudantes universitários, e mais especificamente ISCSPianos, de lutar pelos nossos direitos e participação social, ambicionando uma mudança de mentalidades e de acção no novo panorama universitário, para que posteriormente possamos alrgar as próprias metas do mundo.

Será difícil e começaremos por baixo. Será pela sombra que iluminaremos gradualmente o nosso futuro, seguindo sempre a máxima de que sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança, como uma bola colorida nas mãos de uma criança (como dizia Gedão). Nós, estudantes, avançaremos o ISCSP.

Frederico Aleixo, 3º ano, CP

0 comentários: